[caption id="attachment_2514" align="alignnone" width="262"]
Da esquerda para direita, Ana Lúcia Santos - Orientadora do Consa, Ana Carlota Niero - Gerente Educacional da ACF, o Palestrante e Escritor Profº José Moran, Bethânia Rezende - Orientadora do CFSInácio e Cláudia Lima - Orientadora do Consa.[/caption]
No último sábado, 04 de maio, parte da equipe de Coordenadores e Orientadores da Associação Cultura Franciscana tiveram a oportunidade de ouvir o Prof. José Moran em uma palestra cujo tema foi “Transformando a Educação com metodologias ativas e modelos híbridos”.
O Prof. Moran, docente de Novas Tecnologias aposentado pela USP, tem dedicado sua vida a pesquisar e formar pessoas que atuem na educação, considerando o contexto dinâmico e complexo da sociedade atual. Em 2018, ele foi um dos organizadores do livro “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora”, pela Editora Penso.
Durante o evento, o docente discorreu sobre as “metodologias ativas” que, segundo ele, não se tratam apenas de técnicas e estratégias de ensino, mas envolvem o desenvolvimento de uma metodologia ampla que cria uma relação de confiança, liberdade e autonomia entre professores e estudantes.
Foi um momento muito rico e inspirador, pois arriscar outras formas de atuar, lidar com as incertezas e dialogar para aprender sob diferentes perspectivas de vida são princípios que orientam o
ser educador de fato.