Educacional

Educacional

A ACF Proporciona ensino regular e ações educativas a mais de 2.800 crianças e adolescentes. Destes, mais de 600 são bolsistas integrais ou participam de projetos sociais com gratuidade total por se encontrarem em situação de vulnerabilidade social e atender ao perfil socioeconômico necessário para concessão da bolsa.

Na área da Assistência Social, a ACF mantem o Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos, em Unidade Assistencial própria e recebe o nome de Centro Franciscano de Acolhimento Jardim São Luís, fundado em 2006, localizado em São Paulo, no bairro do Jardim São Luís.

A ACF, sempre atenta às mudanças e avanços da sociedade, investe continuamente na formação de seus colaboradores, na promoção da Educação e da Cultura (em suas diversas expressões) pautada pelos princípios cristãos e valores franciscanos de Acolhimento e Fraternidade.

SEFRAN Sistema Educacional Franciscano

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da ACF volta-se para a construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de um estudante protagonista e agente de transformações sociais. Essa visão de Educação está relacionada a uma série de escolhas que se alicerçam nos princípios da alteridade, da autonomia e da pesquisa e que são expressas no Sistema Educacional Franciscano – SEFRAN.

O SEFRAN é um sistema educacional próprio, que alia a tradição educacional e os princípios franciscanos, às pesquisas em Educação e Tecnologia. Ele reúne um conjunto de diretrizes e políticas com orientações que direcionam as diferentes áreas de atuação da ACF (Pastoral, Pedagógica e Assistência Social) e de suas Unidades Mantidas, para que possam corresponder à identidade institucional e concretizar sua Missão.

É resultado das contribuições das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, de profissionais da própria ACF e de consultores especializados em gestão educacional, processos de ensino e aprendizagem e formação continuada de educadores.

O diferencial do Sistema Educacional Franciscano (SEFRAN) está no modelo de gestão adotado pela ACF. Sem perder as particularidades individuais e dos segmentos que compõem a ACF, é uma gestão que:

  • Unifica e mantém a identidade franciscana;
  • Integra e busca o equilíbrio entre as diferentes dimensões da gestão;
  • Proporciona situações reais de participação de cada eixo, por meio de seus colaboradores, na reflexão para a tomada de decisões e ações na ACF;
  • Centraliza as ações gerenciais para que se mantenha a coerência e a eficiência nas articulações dos diferentes segmentos em prol dos objetivos educacionais e sociais da ACF.

Educar como São Francisco

O SEFRAN propõe ainda uma educação na qual os valores franciscanos, considerados universais, sustentam a atuação pedagógica institucional. A partir daí, cada unidade deve promover a educação integral, de acordo com a sua realidade e contexto.

Complementando o saber acadêmico, a formação humana vai muito além de conteúdos e habilidades aprendidas ou desenvolvidas. O ser humano, na ótica da Antropologia Cristã, é chamado a ser responsável pela dignidade de todos e em todas as esferas: individual, coletiva, planetária e transcendental.

Metodologia

O SEFRAN possui uma metodologia de ensino que estimula o educando a perceber-se e assumir-se como corresponsável pelo próprio processo de aprendizagem, a fim de que desenvolva as habilidades necessárias para ser um cidadão “do mundo e no mundo”.

Nesse sentido, os conteúdos específicos das diversas disciplinas ganham outras dimensões, ao serem trabalhados por meio do desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas. O SEFRAN propõe, através de uma estrutura curricular própria e inovadora, uma visão interdisciplinar da Língua Portuguesa, que interage com áreas contemporâneas do conhecimento, como o Jornalismo, a Publicidade, o Cinema, a Fotografia e a Arte.

A ACF é assessorada por profissionais e instituições de referência no universo de pesquisa e ensino de línguas estrangeiras, tanto na elaboração e organização de sua proposta curricular, quanto na formação continuada dos professores. Dessa forma, o trabalho se desenvolve em uma perspectiva ao mesmo tempo local e global.

A área de Ciências Humanas propicia a reflexão sobre a realidade e suas formas explicativas, na busca da compreensão dos diferentes grupos humanos e suas relações no tempo e no espaço. As aulas de História, Geografi­a, Sociologia, Ensino Religioso e Filosofi­a promovem estudo e diálogo reflexivo, pautados pela observação, comparação e análise das realidades, com Estudos do Meio planejados para contemplar a dimensão social, cultural e econômica do contexto em que vive o estudante.

Na mesma direção, a área de Ciências da Natureza desenvolve projetos conduzidos a partir de processos de investigação que ocorrem tanto em aulas de laboratório como pelo uso de aplicativos das novas tecnologias educacionais. Os temas abordam, além dos conhecimentos cientí­ficos convencionais, sua análise crítica a partir dos recursos da História e Filosofi­a da Ciência, bem como o diálogo com os saberes de outras culturas. Os estudantes também participam de projetos de aprimoramento, nos quais têm a oportunidade de identi­ficar e julgar o modo de participação da ciência e tecnologia em situações variadas.

Na área de Matemática, as sequências didáticas são planejadas de modo a possibilitar a aplicação do que foi aprendido em situações cotidianas, utilizando-os na interpretação da ciência, nas atividades tecnológicas e cotidianas. Recursos diversos são utilizados, entre eles, jogos, materiais manipulativos e recursos tecnológicos, tendo como objetivos a ampliação das capacidades de raciocínio, resolução de problemas e comunicação em Matemática.

O Ensino Religioso permite compreender o fenômeno religioso e a diversidade religiosa, por meio do conhecimento de valores comuns a todas as tradições religiosas, formando sujeitos para o diálogo interreligioso e valorizando a interculturalidade.

A ACF investe sistematicamente em ações educacionais que desenvolvam nos estudantes as habilidades necessárias para:

  • Ler, entender e interpretar diferentes textos, em diferentes linguagens: narrativos, poéticos, informativos, didáticos; mapas, fotos, gravuras, documentos de época, depoimentos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, etc.;
  • Escrever e produzir textos em diferentes estilos e linguagens; organizar e registrar informações;
  • Expressar oralmente ideias e argumentos, com clareza e coerência; analisar argumentações de outras pessoas;
  • Analisar e interpretar fatos e ideias: coletar e organizar informações; estabelecer relações; formular perguntas e hipóteses;
  • Mobilizar informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

O Sistema Educacional Franciscano – SEFRAN se concretiza em ações pedagógicas práticas e intencionais como:

Estudo do meio

O conhecimento é construído também em situações fora da sala de aula, favorecendo a vivência do saber de forma significativa e interativa.

Roda de Leitura

Estratégia de formação do leitor implantada em todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As rodas permitem desenvolver habilidades leitoras de textos literários, informativos e de outras linguagens.

Projetos

O trabalho com projetos centra-se na interação entre conhecimentos e habilidades, ultrapassando os limites dos componentes curriculares e das diferentes áreas.

Ações solidárias

Ações solidárias são desenvolvidas em todos os segmentos, favorecendo a vivência de virtudes e valores, a partir do estudo, reflexão, compreensão e sensibilização para a necessidade do outro, contribuindo para a construção de uma cultura solidária.

Trabalhos em grupo

O conhecimento é também uma construção social, por isso a ACF valoriza o trabalho em grupo, desenvolvendo estratégias próprias para sua aplicação.

Olimpíadas Interescolares

A ACF valoriza a pesquisa, o estudo e a experimentação, favorecendo a participação dos estudantes em Olimpíadas Interescolares: Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada de Matemática, Física e Biologia, dentre outras.