Pastoral
No sentido estrito, o termo pastoral é a “ação dos pastores”. No sentido amplo, é a “ação do Povo de Deus” (pastores e demais fiéis, cada um de acordo com seu carisma), que prolonga, na história, a presença e a “atuação de Jesus como revelador e libertador dos homens”¹.
Aplicando tal conceito à escola, teríamos a pastoral escolar, entendida como pastoral da escola e não como pastoral na escola.
Pastoral da escola, entretanto, é o que se observa numa Escola em Pastoral, isto é, numa escola evangelizada e evangelizadora, na qual o projeto político-pedagógico-pastoral proporciona a síntese entre fé e cultura e o saber à luz da fé torna-se sabedoria e visão de vida².
Numa Escola em Pastoral, as diversas disciplinas não apresentam somente um saber a adquirir, mas também valores por assimilar e verdades a descobrir. Não há momentos de aprendizagem e momentos de educação, momentos de conceituação e momentos de sabedoria. Tudo é formativo, gerando um profundo e autêntico ecossistema educativo evangelizador.
Contudo, a pastoral, no contexto de uma instituição educacional católica, encontra suasraízes na figura do Pastor que cuida, guia e protege seu rebanho, garantindo seu bem-estar e segurança. Essa imagem se traduz na prática pastoral da Instituição, que envolve o cuidado espiritual, ético e social da comunidade educativa.
Referência:
- ¹ - CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes da Ação Pastoral da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1991. p. 2.
- ² - SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. A escola católica no limiar do terceiro milênio. Roma, 28 dez. 1997.